Nutrição Esportiva

A nutrição esportiva é um campo altamente conceituado na medicina esportiva moderna que ajuda os atletas a se manterem em boa forma antes, depois e durante o exercício para obter o máximo desempenho. Nesse sentido, explorou-se o potencial de diferentes nutrientes para otimizar o desempenho atlético, principalmente ao praticar exercícios de alta intensidade envolvendo atividades repetitivas.

Portanto, um nutricionista esportivo competente deve ter uma boa compreensão de disciplinas como nutrição, incluindo a bioquímica dos nutrientes e como eles são metabolizados durante a atividade física de alta intensidade, fisiologia do exercício e como o corpo de um atleta difere do não-atleta médio. Desempenho funcional e metabolismo de repouso e aspectos psicológicos do exercício.

Áreas importantes da nutrição esportiva

A nutrição esportiva é um campo de pesquisa e prática em rápido desenvolvimento.

Algumas áreas importantes cobertas pela nutrição esportiva incluem:

  • Como o exercício afeta a utilização de proteínas no corpo
  • Horário e composição das refeições associados à resposta anabólica ideal em atletas
  • Qual a importância dos aminoácidos essenciais
  • O papel e o uso de carboidratos na atividade física
  • Os benefícios da ribose no atletismo e no desempenho esportivo de alta intensidade
  • Qual a importância da creatina no exercício?
  • Hidratação adequada durante a atividade física e seu impacto no desempenho atlético

A proteína é importante para os atletas, por isso a ingestão recomendada é de 1,2 a 1,6 g/kg, dependendo se o foco é força ou resistência. Além disso, o horário das refeições tem um grande impacto na quantidade de proteína realmente incorporada ao corpo, o que afeta como o exercício cria nova massa muscular (também conhecida como massa corporal magra).

Da mesma forma, pequenas quantidades de aminoácidos nas proporções e tipos corretos podem ser cronometrados corretamente, como antes ou depois de exercícios de resistência ou musculação, para garantir o máximo de proteína. Portanto, o ganho observado é maior do que o obtido pelo exercício sozinho.

Nutrição Esportiva em Jovens Atletas

A nutrição em jovens atletas é igualmente digna de atenção. Isso porque permite que seja dada atenção equivalente ao seu crescimento nos anos críticos de crescimento, bem como ao seu desempenho e habilidade. É importante fornecer uma dieta equilibrada com todos os macronutrientes necessários, como proteínas, carboidratos e lipídios, além de vitaminas e minerais. Os líquidos também são essenciais. Esses jovens atletas devem ser aconselhados sobre o que e quando comer e beber em relação à atividade esportiva.

A creatina é um nutriente que está no centro das atenções há alguns anos. É chamado de auxílio ergogênico e acredita-se que forneça um impulso de energia muito necessário. Suplementos de creatina são pensados ​​para melhorar o poder de contração muscular na contração máxima. Outra estratégia para conseguir isso inclui o uso de ribose na dieta, um açúcar pentose que está envolvido no metabolismo de carboidratos no corpo.

A força e o crescimento muscular são otimizados pelo equilíbrio cuidadoso da ingestão de proteínas e carboidratos. Além disso, as quantidades certas de cálcio, ferro, vitamina D e fluidos precisam ser trabalhadas em relação ao tipo de atividade. Esse tipo de orientação ajudará a prevenir danos e melhorar a força e o tamanho dos músculos, além de ajudar o atleta a obter o melhor desempenho.