Nutrição Ortomolecular

A Nutrição Ortomolecular é uma forma de nutrição alternativa, com o objetivo de manter a saúde humana através da suplementação nutricional. O conceito baseia-se na ideia de um ambiente nutricional ideal no corpo e que as doenças refletem deficiências nesse ambiente. O tratamento envolve tentativas de corrigir os desequilíbrios ou deficiências com base na bioquímica individual pelo uso de substâncias como vitaminas, minerais, dentre outras. A abordagem é denominada terapia com megavitaminas, como altas doses intravenosas de vitamina C. A prática evoluiu e utiliza doses de vitaminas e minerais muitas vezes superiores à ingestão dietética recomendada. Micronutrientes, como vitaminas e minerais, desempenham papéis cruciais na nutrição humana, incluindo a prevenção e tratamento de várias doenças e condições como o câncer. Em Oncologia, taxas de resposta, taxas de sobrevida, perfis de toxicidade, adesão e custo-efetividade, bem como a integração de questões psicossociais estão relacionadas ao estado nutricional. Precisamos trabalhar mais no uso desses micronutrientes neste século 21 em benefício das pessoas.

Em que consiste o tratamento de nutrição ortomolecular?

O tratamento baseado em nutrição ortomolecular é sempre personalizado e individual. Um médico ou terapeuta especializado é responsável por avaliar o estado nutricional do paciente.

A partir de alguns testes analíticos, especialistas podem estabelecer onde existe o desequilíbrio bioquímico, quais deficiências nutricionais existem e o que requer correção. Geralmente, é necessário o uso de suplementação nutricional.

A primeira ferramenta terapêutica é a dieta. Essas dietas visam fornecer nutrição ideal para as células. Eles geralmente são baseados na ingestão de proteínas de qualidade, gorduras insaturadas e carboidratos complexos .

Essas dietas evitam especificamente açúcares adicionados, laticínios e gorduras saturadas. Os especialistas também costumam recomendar diretrizes de estilo de vida saudável. Por exemplo, exercício físico e bom descanso, evitando o estresse e complementando o tratamento com outras terapias alternativas, se necessário.

De acordo com a base desta disciplina, as doenças se originam devido a um desequilíbrio bioquímico do corpo que afeta nossas células, causando desequilíbrios. Ao fornecer às células os micronutrientes certos, alcançamos um equilíbrio ideal e um funcionamento adequado.

Isso é conseguido tratando doenças existentes, como vimos acima. Mas também pode melhorar doenças não específicas, como enxaquecas, falta de energia e problemas digestivos.

Os micronutrientes necessários para nossas células são:

  • Vitaminas, como as do grupo B, vitamina C ou vitamina E.
  • Minerais, como cálcio, magnésio ou potássio.
  • Oligoelementos necessários em quantidades muito pequenas: lítio, cobre ou manganês.
  • Aminoácidos , entre os quais podemos citar L-glutamina, L-arginina ou L-carnitina.
  • Ácidos graxos essenciais , como ômega 3 e 6 .